segunda-feira, 29 de junho de 2009

França financia projectos de aquacultura de camarão


França financia projectos de aquacultura de camarão O Banco de Moçambique e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) procederam, ontem em Maputo, à assinatura de uma convenção para o financiamento do projecto de apoio ao desenvolvimento da aquacultura de camarão em Moçambique, num montante de 1.500.000 Euros.

A convenção de financiamento foi assinada pelo Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gouveia Gove, em representação do Governo da República de Moçambique e pelo Director da Agência Francesa de Desenvolvimento em Maputo, Bruno Leclerc.

De acordo com Ernesto Gove, este financiamento, traz mais valia ao país uma vez que vai incentivar o fomento de um dos mais importante produtos de exportação, melhorando a sua competividade externa.
Acredita-se que com esta acção, o país poderá reduzir o défice da balança de pagamentos.Este projecto tem a duração de três anos e objectiva proporcionar um aproveitamento sustentável da actividade, e ainda promover a competitividade nos mercados internacionais do camarão transformando-o num forte potencial de desenvolvimento para o país.
O projecto vai envolver todos os actores do sector da aquacultura em Moçambique, nomeadamente, o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Aquacultura (INAQUA), o Instituto Nacional de Inspecção dos Produtos da Pesca (INIP) bem como, a Associação dos Produtores de Camarão de Moçambique (APCM). A convenção ora assinada entre as partes, integra-se no âmbito do programa de reforço das capacidades comerciais desenvolvidos pelo Ministério francês da Economia, Indústria e Emprego e pela Agência Francesa de Desenvolvimento.

Savana - por Eduardo Conzo

Nenhum comentário: