segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ensaia-se aumento da produtividade com apoio do Japão e Brasil

MOÇAMBIQUE, Japão e Brasil estão em processo de implementação de um projecto de desenvolvimento agrário no país. Para o efeito, uma missão integrando membros da JICA (do Japão) e da EMBRAPA e ABC (do Brasil) reuniram se recentemente em Maputo para fazer um estudo preliminar do programa.

Segundo soubemos, uma segunda missão de alto nível do Japão e Brasil deverá se deslocar ao país para a assinar um acordo tripartido que estipulará, entre outros aspectos, as áreas onde será desenvolvido o projecto e os produtos a serem desenvolvidos.
Falando em Maputo no final da visita que a missão de trabalho vinha efectuando há dias ao país, o embaixador do Japão em Moçambique, Susumu Segawa, explicou que ao longo dos últimos 30 anos o Japão e Brasil vêm implementando conjuntamente um projecto de desenvolvimento agrário conhecido por “Desenvolvimento de Cerrado” e que tem tido resultados “bastante positivos” no desenvolvimento agrário.

“A ideia é ver replicado o sucesso do projecto “Desenvolvimento de Cerrado” no projecto de Desenvolvimento Agrário em Moçambique. Também, através deste projecto, espero ver uma relação de amizade fortificada entre Japão, Moçambique e Brasil”, disse o diplomata.

Susumu Segawa afirmou ainda que o Desenvolvimento de Cerrado foi um dos projectos de desenvolvimento que melhor foram sucedidos na cooperação bilateral entre o Japão e o Brasil.
“O Programa de Cooperação Trilateral, que se pretende entre Moçambique, Japão e Brasil, não só promoverá um intercâmbio a nível técnico e académico, mas também tornar-se-á numa fundação para a cooperação no domínio das relações exteriores destes países”, afirmou.

O embaixador do Japão disse ainda que com base no projecto do Desenvolvimento do Cerrado nos últimos 30 anos milhares de técnicos japoneses e brasileiros têm desenvolvido intercâmbios de cooperação.
“Gostaria que o mesmo acontecesse na futura cooperação entre Japão e Moçambique. Para isso gostaria de solicitar ao Ministério da Agricultura de Moçambique uma maior cooperação”, afirmou.

No passado dia 13 numa reunião de ministros das Finanças do Grupo das Oito Nações Mais Industrializadas do Mundo (G-8), o Governo do Japão propôs uma política de assistência à África através das instituições internacionais de investigação.

“A mesma política prioriza o desenvolvimento da cultura de arroz e eucalipto para as áreas áridas, e a produção alimentar e segurança dos recursos que absorvem o dióxido de carbono”, afirmou Susumu Segawa.

notícias

Nenhum comentário: