segunda-feira, 13 de julho de 2009

Moçambique já pode diagnosticar a Gripe A (H1N1)


Moçambique já pode diagnosticar a Gripe A (H1N1) LUSA Moçambique já tem capacidade de diagnóstico da gripe A, após a formação na semana passada de quatro técnicos do laboratório central do Instituto Nacional de Saúde, informou hoje o Ministério da Saúde moçambicano. Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde de Moçambique, Leonardo Chavane, a formação no diagnóstico da gripe A (H1N1) foi ministrada por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS).


“Era importante que tivéssemos capacidade de diagnóstico da doença no laboratório central. Já a temos”, sublinhou Leonardo Chavane, em declarações à Agência Lusa.

Os quatro peritos já formados deverão, posteriormente, ser formadores de pessoal de saúde espalhados pelas 11 províncias moçambicanas, que terão de estar dotados de técnicas de detecção de possíveis casos de pessoas contaminadas pela gripe A.

Depois da formação dos técnicos de laboratório, seguir-se-á a capacitação de técnicos de vigilância epidemiológica e de enfermagem, acrescentou o porta-voz do Ministério da Saúde de Moçambique.

Nos pontos de entrada do país, nomeadamente nos aeroportos internacionais, o Ministério da Saúde mantém uma “vigilância epidemiológica apertada”, após mais um país africano, Cabo Verde, ter diagnosticado esta semana os primeiros casos da gripe A.

Em África, já haviam sido diagnosticados casos da doença no Egipto e África do Sul, subindo para três o número de países com a gripe A no continente africano.

Recentemente, a OMS forneceu mais de 30 mil doses de anti-virais ao Governo de Moçambique para fazer face aos prováveis casos de infecção da doença.
Por outro lado, o Ministério da Saúde de Moçambique está a levar a cabo campanhas de sensibilização pública sobre o H1N1.

Nenhum comentário: