segunda-feira, 20 de julho de 2009

II Jogos da Lusofonia: mais uma medalha para Moçambique

Judoca conquista prata e básquete feminino estreia-se com derrota


Moçambique conseguiu alcançar a sua segunda medalha nestes segun­dos Jogos da Lusofonia que de­correm em Lisboa. Desta feita a medalha é de prata e a “proeza” foi alcançada pelo judoca Bruno Luzia, na categoria de menos 66 quilogramas.


Luzia iniciou a sua participação nas eliminatórias derrotando o cabo-verdiano Mário Camões, tendo sido apurado para o segun­do combate com o judoca india­no, Plaerkar Vinod, desfeiteando-o sem grandes dificuldades.

Na final Bruno Luzia defron­tou o português, Tiago Lopes e após um combate bem disputado acabou perdendo, mas ganhan­do a medalha de prata, superan­do a prestação desta modalidade na edição anterior da prova.

Ficou assim ordenado o po­dium desta categoria: 1º - Tiago Lopes (medalha de ouro), 2º - Bruno Luzia (medalha de pra­ta), 3º - Revete Luiz (Brasil) e Laurindo Fonseca (Angola), am­bos com a medalha de bronze.

Quem não teve melhor sorte na prova foi o judoca Edson Ma­deira que cometeu vários erros nos combates preliminares que acabaram por lhe serem fatais, pois não permitiram que fosse apurado para as etapas seguin­tes.

Básquete: Meninas de ouro estiveram mal

O basquetebol feminino fez a sua estreia nesta segunda edi­ção dos jogos de forma negativa, ao registar uma derrota (62-71) diante da selecção anfitriã, Por­tugal, no jogo que decorreu na tarde de ontem, no pavilhão do Hóquei Clube de Sintra. As pupilas de Nazir Salé partiram para este jogo com o favoritismo a pender para o seu lado, mas ao longo dos 40 minutos em que durou o encontro não justifica­ram esse favoritismo.

Até que a equipa de todos nós entrou bem para o primeiro pe­ríodo no qual conseguiu alcan­çar uma vantagem considerável, graças a uma boa penetração das bases e um bom jogo debaixo das tabelas por parte de Clarisse Machanguana, que permitiram que o placar ostentasse o resulta­do de 22-14, a nosso favor.

Na segundo período, as orien­tadas por Carlos Portugal reagi­ram bem e começaram a reduzir as desvantagens, destacando-se Carla Freitas e Bertilde Muxire (ambas terminaram o perído com seis pontos) enquanto Ma­changuana, que jogou 17 minu­tos e 54 segundos na primeira parte terminava este período com 12 pontos. 35-30 foi o re­sultado final da primeira parte, cinco pontos que abriam boas perspectivas para a equipa mo­çambicana.

Segunda parte sem reacção
No terceiro período graças a uma melhor organização ofensi­va, Portugal assumiu as despesas do jogo, melhorando a sua efici­ência no que diz respeito à con­cretização e ressaltos defensivos.
A defesa lusa melhorou sobre­maneira, ao ponto de Moçambi­que ficar inerte, a ver a distância pontual reduzir. Neste período a equipa de Nazir Salé, fez muitos “turnovers”, falhou lançamen­tos do exterior e no final dos 10 minutos só havia marcado 8 pontos, contra 21 da turma lusa que, naturalmente, passou a ter uma margem folgada no marca­dor, que então situava-se em oito pontos, ou seja 43-51.

Na etapa final, Nazir Salé man­dou as suas atletas defenderem homem-a-homem todo o campo e quando faltavam cinco minu­tos para o último apito, esta es­tratégia deu os seus frutos, pois foi a tempo de reduzir a diferen­ça para cinco pontos. Mas o de­sacerto na linha de lances livres e na defensiva onde as atletas moçambicanas não conseguiam controlar os contra-ataques con­trários, fez com que as portugue­sas readquirissem a tranquilida­de necessária para terminar o jogo em vantagem.

Foi assim que no final dos 40 minutos o marcador assinalava 62-71, diferença de nove pontos que espelham quão foi frágil e tardia a reacção de Nazir Salé e suas pupilas que bem poderiam ter saído deste embate com uma victória.
Ainda assim, Clarisse Machan­guana acabou sendo a melhor jo­gadora da partida, ao atingir um duplo-duplo, ou seja marcou 20 pontos (9 em 15 lançamentos de 2 pontos, 60%), 10 ressaltos (3 ofensivos e 7 defensivos).

Portugal lidera
No outro jogo desta segunda jornada, Angola não enfrentou dificuldades para ultrapassar a frágil selecção de Cabo Verde ao vencer por 71-22. Após as duas jornadas até aqui disputadas. Na sequência das duas vitórias, Por­tugal lidera a tabela classificativa com quatro pontos. Esta quarta-feira, Moçambique defronta o Brasil as 12 horas de Maputo (11 de Portugal).
Alfredo Júnior, em Lisboa

Nenhum comentário: