segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasil reforça cooperação com Moçambique Brasil reforça cooperação com Moçambique


O Brasil vai intensificar a co­operação agrícola com Mo­çambique com a assinatura de um acordo tripartido e com a abertura de um escri­tório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Maputo.
A informação foi dada à “Lusa” pelo ministro mo­çambicano da Agricultura, Soares Nhaca, que se encon­tra de visita ao Brasil.
“A representação da Embra­pa em Moçambique deverá ser aberta no primeiro semestre do próximo ano. A decisão já foi tomada”, assegurou.

Segundo Nhaca, um memorando de entendi­mento neste sentido vai ser assinado no próximo dia 14, altura em que vai estar em Maputo uma delegação da Embrapa, chefiada pelo novo presidente da institui­ção, Pedro António Pereira.

Nesta data será firmado também outro acordo importante, que envolve financiamento japonês, para o desenvolvimento da área da agricultura no corredor de Nacala.

“O namoro foi longo, mas agora vamos assinar o casamento a três”, revelou o ministro moçambicano, esquivando-se, contudo, de precisar o montante que vai ser investido pelo Japão neste projecto.

O Brasil, que registou nos últimos anos um crescimen­to significativo da produção agropecuária no cerrado, uma réplica da savana moçambicana, entra com a transferência de tecnologia.

O cerrado ocupa uma área de mais de 1,9 milhão de quilómetros quadrados que se estendem por 12 estados e pelo distrito Federal, sen­do actualmente a principal região produtora de grão e de carne bovina, no Brasil.

Um comentário:

Janaína Leslão disse...

Fico muito feliz dessa indicação de livro para a universidade!
afinal, falamos a mesma lingua, mas o brasil pouco conhece moçambique!
abraços e gostei do seu blog!