quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ministro do Turismo preocupado com as vantagens para Moçambique

As projecções indicam que durante o campeonato mundial a ter lugar na África do Sul aquele país poderá receber cerca de 600 mil pessoas vindas das diversas partes do mundo. Deste número há muitas probabilidades de muitas delas virem hospedar-se no país. Fernando Sumbana ministro do turismo.O Ministro do Turismo, Fernando Sumbana Júnior, diz estar preocupado pelas vantagens que Moçambique deverá ter no âmbito da realização do mundial de futebol 2010 a ser realizado na Africa do Sul.

Num encontro realizado recentemente na capital do país em que juntou os ministros da Planificação e Desenvolvimento; das Finanças; Ciência e Tecnologia, o vice-ministro do Turismo; da Juventude e Desportos, alguns empresários e jornalistas, Fernando Sumbana, sublinhou no seu entender a necessidade de os diversos sectores de actividade económica nacional ter que preparar-se para melhor tirar dividendos com a realização daquele evento naquele país vizinho.
Nas suas palavras o ministro afirmou que “é sem dúvidas que a realização daquele evento na África do Sul poderá trazer mais valia a Moçambique. “São três províncias bem familiares dos moçambicanos, nomeadamente Gauteng, Mpumalanga e Natal que acolherão os jogos do Mundial 2010 e o nosso país é um daqueles que geograficamente está melhor localizado comparando com os demais países vizinhos da África do sul levando ainda uma outra vantagem por poder combinar o turismo costeiro com o do interior o que poderá trazer muitos turistas”, recordou o ministro apelando à necessidade de se fazer mais e melhores investimentos nos diversos sectores.


Para o ministro Songane, as projecções indicam que durante o período de jogos cerca de 600 mil pessoas vindas das diversas partes do mundo poderão escalar aquele país vizinho. “Para além de 90 jogos a serem realizados para a adaptação climática, das 600 mil pessoas há ainda uma maior possibilidade de Moçambique poder receber muitos hóspedes”, disse. “Devemos estar apostados para tirarmos as vantagens com a realização da copa através de uma abordagem de acções coordenadas que têm como objectivos divulgar a imagem positiva e prestigiosa do país, colocando-o no mapa do turismo mundial; adoptar medidas estratégicas que facilitem o acesso às oportunidades de emprego; promoção do turismo; dinamização da indústria e comércio e a economia que se revelem justificáveis por parte do Estado moçambicano”, revelou o ministro.
Entretanto, o ministro na altura fez questão de recordar que na 24ª sessão do Conselho de Ministros, realizada a 11 de Setembro de 2007, o Governo aprovou o documento sobre o aproveitamento do campeonato mundial de futebol de 2010 tendo sido designado um comité de ministros constituído pelos ministros que integram a comissão de facilitação turística, coordenada pelos ministros do Turismo e da Juventude e Desportos para garantir uma actuação coordenada entre os pertinentes sectores do Governo na implementação do programa. O ministro do Turismo aproveitou aquele encontro para anunciar que para assegurar a implementação das acções programadas foi já criada uma equipa técnica designada por Gabinete Técnico do Mundial 2010 composto por representantes de dez ministérios

Fonte: Alexandre Luís

Nenhum comentário: